Pergunta 1
Quem observa a empresa...
- Quem observa a empresa nota que o motivo de existir é algo que só o fundador menciona em reuniões esparsas, sem documentos ou conversas que o tragam à tona, deixando os colaboradores sem uma visão compartilhada ou entendimento claro.
- Vê uma ideia do que a guia e motiva, expressa em frases genéricas em apresentações, mas raramente discutida em detalhes ou conectada às decisões e tarefas do cotidiano, parecendo mais um discurso do que uma prática.
- Percebe um guia claro e bem articulado em comunicados e reuniões de liderança, influenciando muitas decisões estratégicas, embora alguns níveis e áreas ainda não sintam sua presença no trabalho diário.
- Reconhece que todos vivem um propósito central, definido, articulado em cada reunião, treinamento e plano, guiando decisões estratégicas e operacionais com clareza unindo todos os níveis em uma missão compartilhada.
- Ainda nota um propósito claro, presente em materiais e discursos, mas muitos dizem que as discussões sobre ele estão mais raras, com equipes começando a questionar sua relevância diante de novas prioridades ou mudanças externas.